NOTÍCIAS

Jornada do Biológico nas fazendas

Absorver novas práticas, manejos agronômicos e tecnologias para aprimorar o sistema de produção pode ser encarado como um risco, mas ao mesmo tempo uma oportunidade já que a rentabilidade tende a crescer e se manter mais segura para o crescimento do atualizado negócio. Contudo, as variações mercadológicas, climáticas, sociais e mesmo culturais sempre nos impulsionam na busca da eficiência, agora mais que nunca no sentido à sustentabilidade, a qual já foi brevemente discutida na matéria “Avanços do AGRO no ESG”.

Mas como então é possível implementar tais práticas com mais assertividade e segurança mitigando os risos das mudanças que fazemos no nosso sistema produtivo?

Mais precisamente na adoção da bioprodução “On farm”, seguimos etapas simples e eficientes para o estabelecimento de indicadores de eficiência a partir do qual habilitamos as fases seguintes consecutivamente.

De acordo com a estrutura pré-existente, colaboradores disponíveis, maquinários e níveis médios atuais pragas e doenças, é possível selecionar com que grau podemos iniciar com os biológicos em aplicação conjunta ou substituindo algumas moléculas químicas.

Abaixo segue um diagrama genérico sobre as etapas mais comuns da Jornada dos Biológicos nas Fazendas.

  1. Primeiros Testes: 1ª experiencia com biológicos: seleção de 1 ou 2 microrganismos para visualizar resultado;
  1. Seleção de Manejo 01: Plano de manejo mais elaborado pelo menos 4 microrganismos para entregar redução de, pelo menos, 1 aplicação de defensivo químico no manejo fitossanitário;
  1. Manejo Biológico Avançado: Plano de manejo aprimorado à realidade específica de cada fazenda. Manejo biológico com viabilidade econômica validada em complementação ou substituição de alguns químicos. Biofábrica mais estruturada.
  1. Controle de qualidade: Seleção de frequência fixa de amostragens para monitoramento contínuo da qualidade dos bioinsumos em todos os elos do processo.
  1. Capacitação contínua: Palestras, treinamentos e reciclagens com frequência fixa, exceto quando detectada variação anormal da qualidade, aplicando assim retreinamento imediato.

Tais etapas tem por objetivo possibilitar a tomada de informações, organizá-las e dar total visibilidade ao produtor sobre seu grau de desenvolvimento no manejo biológico “On farm”. Naturalmente, a experiência vivenciada por cada fazenda é quem determinará o seu grau de avanço no projeto.

Compartilhe